SAÚDE DE ITAPERUNA EM DESTAQUE

Classificado durante a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS-FIOCRUZ no mês de abril de 2024, o trabalho intitulado “Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da Região Noroeste - RJ”, segue dando bons frutos.

De autoria de D’Stefano Marcondes de Lima e Silva, Marcelo Poeys, Kátia Andréia de Freitas Souza, Loreni Daneluz da Silva, Jocineia de Souza Rodrigues, Elisabete Teixeira da Silva, Nilton Carlos Brito e Aryane Cabral Melo, o trabalho classificado na Mostra Estadual vai concorrer na Mostra Nacional no próximo mês de novembro.

Terminada a revisão do trabalho, o mesmo gerou dois documentos, as fichas para impressão do "Fluxos de encaminhamento para o Centro Oncológico Dr. Renam C. Tinoco"; e a versão completa do documento, com todos os detalhes incluindo introdução, desenvolvimento, colaboração, dentre outros.

LINK PARA OS DOCUMENTOS:

ENTENDA UM POUCO DO PROJETO

O protocolo de encaminhamento para o Centro Oncológico Dr. Renam C. Tinoco é uma medida importante para enfrentar os desafios da Atenção Básica à saúde no diagnóstico precoce de câncer. Ele visa aumentar a eficiência e a resolutividade no atendimento aos pacientes.

O principal objetivo é integrar e melhorar o modelo de cuidado para pacientes oncológicos no Noroeste Fluminense, facilitando a interação entre a Atenção Básica e os serviços especializados, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, com foco na qualidade de vida dos pacientes.

A implementação de um novo fluxo de agendamento de procedimentos pela UNACON, em conjunto com a central de regulação estadual, busca uma distribuição mais justa dos recursos. Além disso, treinamentos para os profissionais das unidades básicas de saúde reforçam o compromisso com a qualidade do atendimento na região. Esse fluxo foi aprovado pela Comissão de Intergestores Regional-CIR Noroeste-RJ.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde, nas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!