CVAS Itaperuna amplia trabalho de Educação em Saúde

CVAS Itaperuna amplia trabalho de Educação em Saúde

CVAS Itaperuna amplia trabalho de Educação em Saúde
CVAS Itaperuna amplia trabalho de Educação em Saúde

Em Itaperuna, RJ, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem ampliando o trabalho de Educação em Saúde no município.

A equipe de Educação em Saúde já realizou inúmeras palestras em escolas, mostrando de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

E, dentre as escolas que já receberam a equipe, Escola Municipal Theodomiro de Souza Coelho; Escola Municipal José Ferreira Sales; Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França; Escola Municipal Santa Paz, no distrito de Raposo; Escola Municipal Nossa Senhora das Graças; Escola Municipal José de Paula Nogueira; Escola Municipal Dr. Auto de Oliveira Pinto; Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro; Escola Municipal Sítio São Benedito; e outras unidades escolares.

Agora, a equipe de Educação em Saúde da CVAS está visitando algumas USF (Unidade de Saúde da Família), como aconteceu na última semana, na sala de espera da USF - Guaritá, quando a equipe ainda contou com a participação da enfermeira Keid Teixeira.

TODOS CONTRA O MOSQUITO

É importante lembrar que, basta uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, para ajudar no combate ao mosquito.

Assim sendo, tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

 

 

DECOM - Itaperuna