100 dias de governo: Prefeitura de Itaperuna celebra avanços no município
Gestão apresenta resultados expressivos nos primeiros meses de mandato
A Prefeitura de Itaperuna completou os primeiros 100 dias de gestão sob a liderança do prefeito Nel Medeiros (PL) e do vice-prefeito Jair Neto (PL), com uma série de avanços significativos em diversas áreas da administração municipal. As ações mais expressivas aconteceram nos setores da saúde, obras, meio ambiente e educação, refletindo o compromisso da atual gestão com o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável da cidade.
SAÚDE: Mutirões, exames e reforço no atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde realizou quase 42 mil atendimentos nos três primeiros meses de gestão. Foram promovidos mutirões de exames e a ampliação da oferta de ultrassonografias, com aumento de 108,91%, em relação a 2024 — incluindo a realização desses exames diretamente nos distritos.
Outro avanço importante foi a reestruturação das unidades de atendimento, incluindo a realização de melhorias, reformas e obras em UBSs e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
As consultas de especialidades médicas ganham destaque, sendo possível o atendimento da população com mais agilidade. A CASSITA, que promove atendimento infantil especializado, realizou 6000 atendimentos nestes primeiros meses de 2025.
O prefeito Nel Medeiros destaca que estes números positivos são apenas o início de uma gestão comprometida com a saúde de Itaperuna.
OBRAS: Resgate da cidade com limpeza, iluminação e esgoto
A Secretaria de Obras solucionou 283 processos de manutenção urbana, sendo 45 deles represados de gestões anteriores. Foram atendidos 232 dos 280 requerimentos de rede de esgoto e concluídos mutirões de limpeza em diversas regiões, tanto em Itaperuna, como nos distritos. Também foram liberados 25 alvarás e 11 documentos de “Habite-se”. Na iluminação pública, 476 demandas foram atendidas, trazendo mais segurança para as ruas.
A nova gestão da pasta implementou processos a fim de agilizar o atendimento das solicitações, trazendo agilidade para os cidadãos de Itaperuna, que precisam dos serviços realizados pela secretaria.
MEIO AMBIENTE: Sustentabilidade como prioridade
A nova gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou programas com foco no reflorestamento e na sustentabilidade, o programa “Itaperuna + Sustentável” marca o início de uma agenda ambiental robusta.
No projeto que acontece em parceria com a CEDAE-RJ, Itaperuna receberá 100 mil novas mudas de árvores nativas até o fim de 2025 — destas, 3000 já foram plantadas na cidade.
Já em parceria com o INEA, o Programa Limpa Rio iniciou o desassoreamento de valões e córregos, visando prevenir enchentes na cidade.
EDUCAÇÃO: Inclusão, estrutura e valorização
A Secretaria de Educação tem um papel crucial no desenvolvimento de Itaperuna, visto que é a pasta que cuida diretamente do desenvolvimento das crianças e jovens do município.
Foi realizada a expansão do “tempo integral”, atendendo cerca de 550 alunos pela Rede Municipal de Ensino.
Comida de qualidade não falta no prato das crianças! As equipes da Secretaria de Educação realizaram visitas técnicas nas escolas, a fim de manter um controle de qualidade da merenda escolar, realizando orientações nutricionais e detectando necessidades.
Foi realizada ainda a “avaliação diagnóstica” com 6.000 alunos, do 1º ao 6º ano, com o objetivo de propor estratégias de melhoria na educação municipal.
No distrito de Boa Ventura foi inaugurado o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), promovendo a inclusão e atendendo às necessidades das crianças com TEA ou com outros tipos de necessidades especiais.
Confira ainda outros destaques dos 100 dias de governo:
- Agricultura: Com foco no fortalecimento do campo, a Secretaria Municipal de Agricultura, avançou com o projeto de olericultura, agora presente também nos distritos de Retiro e Itajara. Foram mais de 2.500 horas de trabalho no campo, incluindo patrolamento de estradas, preparo da terra para plantio e limpeza de açudes.
Foram aplicadas 300 doses de vacina contra brucelose e realizada a identificação de 300 animais. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi retomado, com o objetivo de inspecionar os estabelecimentos de origem animal e de abate de aves. Foi realizado ainda o cadastro de 30 produtores no sistema Siapec 3.
Em parceria com a Conafer, 100 vacas receberam inseminação artificial. E houve ainda a promoção de reuniões com associações de agricultores e o fortalecimento de parcerias com a Firjan, a empresa Quatá e a Emater Rio, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável.
- Assistência Social: Atendimentos contínuos à população por meio dos CRAS, SCFV e demais dispositivos — nos primeiros 100 dias foram 3600 atendimentos!
Houve também o início de novas turmas da Oficina de LIBRAS e fortalecimento dos dispositivos municipais de assistência. Foram estabelecidas ainda parcerias com outras secretarias para promoção do bem-estar e da dignidade dos cidadãos de Itaperuna, por meio de ações de diversas, como, por exemplo, a distribuição de hortaliças das hortas comunitárias.
- Cultura: Promoção do atendimento individualizado a centenas de agentes culturais, atualização e novas inscrições no Cadastro Municipal de Cultura, além da criação do Conselho Municipal de Cultura e do lançamento do canal oficial de atendimento, via WhatsApp.
A pasta realizou também a certificação das Folias de Reis de Itaperuna, faz a manutenção da Sociedade Musical Itaperunense e da Escola de Música 20 de Janeiro, no distrito de Comendador Venâncio.
A Secretaria de Cultura promoveu o retorno do tradicional “Micareme”, no mesmo distrito de Venâncio, além de realizar a preparação das festas de Maio e da Cavalgada do Trabalhador. Foram lançados também os novos editais da Política Nacional Aldir Blanc, uma grande oportunidade para os agentes culturais do município.
Foi estabelecida ainda uma parceria com a Rede Cinemaxx, para a realização de sessões de cinema inclusivas, e a APAE de Itaperuna foi uma das beneficiadas, assistindo a um filme especial no último dia 9 de abril.
- Defesa Civil: Mapeamento de 1.926 residências em áreas de risco e criação do Gabinete de Crise, espaço dedicado ao gerenciamento de emergências socioambientais.
Dezenas de vistorias realizadas para garantir segurança em casos de desastres, além de inspeção completa das pontes nas áreas rurais, para evitar acidentes.
- Esporte e Lazer: Novas modalidades esportivas sendo ofertadas gratuitamente, todos os dias, para a população no Centro Poliesportivo — que recebeu um novo vestiário, recentemente inaugurado. Incentivo a projetos de base com foco na promoção da saúde por meio do esporte.
- Indústria e Comércio: Realização de cursos gratuitos que beneficiaram 210 pessoas. Assinatura de cooperação com a Firjan, estabelecimento de parceria com o Sebrae-RJ e presença no “Startup Day”. Desenvolvimento do Programa Calçada Acessível e avanço significativo na regulamentação do comércio ambulante.
Nos serviços ao cidadão realizados pela pasta, foram registrados 2.571 processos eletrônicos, 517 processos de viabilidade empresarial finalizados e 527 alvarás emitidos. Além disso, a Secretaria de Indústria e Comércio firmou parceria com o Porto do Açu, encaminhou solicitação para inclusão do município nos royalties do Mineroduto e apoiou a campanha Liquida Itaperuna, com foco no fortalecimento do comércio local.
- Turismo: Retomada das obras da Estação Ferroviária de Retiro, lançamento do projeto Rota da Fé, reativação da iluminação do Cristo Redentor, estabelecimento de parcerias com o governo do Rio de Janeiro, realização de reuniões e planejamento de eventos para fomento ao setor.