notícia publicada em 14/11/2017 às 22:43:35

ITAPERUNA, O POLO 11 DO PNAIC ENCERRA AS SUAS FORMAÇÕES PRESENCIAIS EM 2017
 
DECOM
Prefeitura Municipal de Itaperuna-RJ
  
 
Na tarde na última sexta-feira (10) foi realizado no auditório da Fundação São José, em Itaperuna/RJ, o encerramento da formação presencial do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa) de 2017 que passou por diversas etapas e teve a participação dos formadores locais dos treze municípios do Noroeste Fluminense.

O objetivo da Formação de acordo com o MEC – Ministério da Educação é formar educadores críticos que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do Ensino Fundamental. O pacto é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal. A formação continuada do PNAIC no estado do Rio de Janeiro é coordenada por um comitê gestor formada pela SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação), pela UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Na abertura do encontro, os alunos do 1º ano de alfabetização da E. M. Lincoln de Castro emocionaram os professores com a apresentação da história da cigarra e da formiga. Eles mostraram domínio do texto e ótima interpretação.

Estiveram presentes os formadores regionais da UFRJ, a Prof. Me. Deise Rocha e o Prof. Me. Jonathan Aguiar e, ainda, o professor convidado historiador Wallans Motta, que mostrou como é importante conhecer o mundo dos alunos e se comunicar com eles. O Prof. Me. Jonathan falou sobre a importância do lúdico no ensino de história/geografia do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental.

Na última quinta-feira (9), os formadores locais do PNAIC visitaram o Cristo Redentor e tiveram uma aula campal com o professor convidado e historiador Anízio Pirozzi, que relatou sobre a colonização do Noroeste Fluminense e também como convidado o Prof.Me. França Bombeiro falou do desenvolvimento econômico da região, e em especial de Itaperuna, e deu exemplos de como a cidade de Itaperuna se tornou um polo industrial regional.


Comentários

Mais fotos para esta notícia