notícia publicada em 29/05/2018 às 08:50:29

Você conhece a história da Procissão de Carros de Boi de Raposo?
 
DECOM
Prefeitura Municipal de Itaperuna-RJ
  
 
A origem das festividades remonta ao ano de 1962, quando, então, dois jovens turistas - Wilson Fagundes e Antônio Andrade - em visita à Raposo/RJ, perceberam que a igreja local estava em um estado precário. Assim sendo, decidiram empenhar-se na reforma do templo.

A partir de então, buscaram auxílio junto aos pecuaristas e agricultores da localidade, solicitando doações em prol da reforma da igreja. As doações e os materiais para reforma, como cultura da região, herança da proximidade com Minas Gerais, chegavam através de carros de bois.

Assim, surgiu a tradicional Procissão dos Carros de Boi de Raposo. Convencionou-se, desde logo, realizar as festividades no mês de Maio, visto que é o mês consagrada à Maria, Mãe de Deus. Com o desenrolar do tempo e a ampliação das celebrações, as procissões ganharam temas que, por sua vez, retratam aspectos da vida de Nossa Senhora.

Ressalta-se que a festa é prevista no Calendário Cultural do Estado do Rio de Janeiro, possuindo, também, amplitude nacional, e tem como efeitos a valorização da cultura local, o aumento do fluxo de turistas e a geração de renda para o Distrito.



Mais informações sobre o distrito de Raposo e as festividades, acesse:

1. Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kH-AWMfAwMM - imagens feitas e publicadas por Welington Carvalho.

2. Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1ihX7uUvrQ4&t=131s - imagens feitas e publicadas por Natureza, Ecoturismo, Viagem & Cia.


Comentários

Mais fotos para esta notícia