notícia publicada em 20/03/2021 às 12:42:50

Artesãs de Itaperuna começam a produzir máscaras com material doado pelo IFF
Artesãs de Itaperuna começam a produzir máscaras com material doado pelo IFF
 
DECOM
Prefeitura Municipal de Itaperuna-RJ
  
 
Para somar forças no combate ao coronavírus, as artesãs de Itaperuna que fazem parte da Casa do Artesão, através do programa Economia Solidária, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, arregaçaram as mangas e deram início à produção de máscaras de pano, para a proteção facial, que serão doadas para à comunidade. A iniciativa partiu do Instituto Federal Fluminense – IFF– após abertura do edital do projeto de extensão “Somando Forças” que disponibiliza recursos para a produção de produtos que visam atender as necessidades básicas de prevenção, imunização e higienização contra à Covid-19, conforme orientação do Ministério da Saúde, como máscaras, álcool em gel, proteção facial, entre outros produtos.
Através do projeto selecionado “Somando Máscaras de Amor”, Itaperuna recebeu a doação de 600 metros de tecido de algodão, 2.200 metros de elástico e 140 cones de linha para a costura.
De acordo com a Maria Paula Pinheiro, coordenadora dos artesãos, a produção deve durar cerca de 3 meses. “Começamos nesta semana e temos a previsão de produzir cerca de cinco mil máscaras. São cinco costureiras artesãs que estão se dedicando nessa força tarefa em prol da prevenção e saúde da nossa cidade”, contou.
Para o secretário da pasta, Óliver Barros, o projeto contribuirá muito neste momento de pandemia. “Estamos num momento de somarmos forças. Existe a preocupação da proliferação desse vírus, por isso, esse projeto só veio a contribuir para o melhor para nossa cidade”, disse.
Segundo Gilmara da Silva Rangel, servidora do IFF, vários municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana participam deste projeto, porém, dois deles foram selecionados para o Campus Itaperuna, para serem implementados na cidade. Esse das máscaras e o outro para produção de produtos de higienização.
“Esse projeto das máscaras foi direcionado para essa parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação onde acreditamos que a produção será feita com muito amor e dedicação”, disse.
As máscaras serão distribuídas através das ações promovidas pelas secretarias do município. Para quem quiser realizar doações de matéria prima para a produção de mais máscaras, pode procurar a Casa do Artesão, que fica na Cidade Nova, próxima à Rodoviária.


Comentários

Mais fotos para esta notícia