notícia publicada em 22/01/2020 às 16:58:38

Prefeitura promove segunda etapa do "Janeiro Branco" no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)
 
DECOM Itaperuna
Prefeitura Municipal de Itaperuna-RJ
  
 
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Saúde, promoveu nessa quarta-feira, 22 de janeiro, das 9h ao meio-dia, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), no bairro Aeroporto, a segunda etapa do “Janeiro Branco” – evento que vai se estender por todo o mês, nos dispositivos dos CAPS, com iniciativas objetivando promover a conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental. O tema, dessa vez, foi “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”, quando os usuários da unidade (e familiares) puderam participar de palestras, oficinas e várias atividades recreativas que culminaram numa confraternização em torno de uma mesa de café da manhã com pães, bolos, biscoitos, patês, sucos e refrigerantes. Ao final, cada criança recebeu como lembrança, um biscuit (objeto feito de massa de porcelana fina) no formato de um cérebro branco (simbolizando a Saúde Mental e o “Janeiro Branco”) com a inscrição “Não foque nos desafios; foque nas habilidades que você tem para lidar com eles”.

A Coordenadora Geral de Saúde Mental do município, Roberta Barreto, disse que a expectativa é que as famílias saiam do evento mais fortalecidas para cuidar de seus entes queridos. “O fortalecimento deles – que também podem ter a saúde mental prejudicada – é muito importante para nós; nosso envolvimento com as famílias é primordial pois, sem o apoio delas, não conseguiríamos tratar nossos usuários. Cada vez mais a gente quer as famílias em nossos dispositivos para aumentar o êxito dos tratamentos” – frisou. As atividades começaram com palestras (ministradas pela própria Roberta, pelo também coordenador Flávio Jorge, pela Assistente Social Maria Olívia e pela Psicóloga Sheila Lacerda) e com oficinas de: “Dinâmica da Família” (comandada pela Assistente Social Maria Helena Mota); “Caixa de Surpresas” (pelas psicólogas Camila Patrício e Mariana Ramos) e “MindFulness” (técnica de meditação focada na atenção plena).

A Secretária Municipal de Gabinete, Camila de Andrade Pires – que esteve presente, representando o prefeito, Dr. Vinícius -, se dirigiu às mães dos usuários com palavras de estímulo: “Não desistam; acreditem em vocês mesmas e em seus filhos! Vejam o exemplo da Karine (Karine Silva Altivo – 23 anos, em tratamento desde os 12 anos); ela alcançou êxito graças à sua dedicação, à de sua família e à da equipe do CAPS I. Acreditem! Vocês podem conseguir e ir muito além, porque Deus já escreveu a história de vocês, uma história linda e cheia de esperança! Assim como a Karine venceu, vocês também vão”! A Secretária fez questão, ainda, de agradecer a toda a equipe do CAPS I, dos mais antigos aos mais novos: “Quero dizer que, da cozinheira ao servente, enfim, todos vocês, também fazem parte do tratamento” - finalizou.


Comentários

Mais fotos para esta notícia